Agora chamado de “Leão do Norte”, Cícero Cavalcante, que outrora era ridicularizado como “Ciço das Cachorras”, virou exemplo quando o assunto é liderança de grupo. E ele tem a receita: “Eu pranejo, por isso dá certo”.
No início dos anos 2000, Cícero passou o comando de Matriz do Camaragibe ao então amigo/irmão Marcos Paulo, o Marquinhos. A aliança política e a amizade sucumbiram logo e Cícero soube esperar para dar o troco. Antes, “pranejou” conquistar a Prefeitura do vizinho município São Luís do Quitunde, dominada pelo grupo do prefeito João Cordeiro, que estava no segundo mandato. Foi uma disputa que poucos acreditavam que terminaria sem morte e que João não faria a sucessora (Viviane, sobrinha de Fátima Cordeiro, esposa de João e deputada estadual). Todos erraram os prognósticos, exceto Cícero, que “pranejou” direitinho e passou a dominar a terra dos Cordeiro, com ele prefeito, depois a filha e, agora, a sobrinha. Cícero, literalmente, é o leão que devorou o cordeiro nas urnas com habilidade e estratégia própria. Foi “pranejando” que reconquistou Matriz do Camaragibe do comando de Marquinhos, e fez a filha Flavia Cavalcante chegar ao segundo mandato como deputada estadual. Ele está correto (com vênia ao bom português), ao defender a tese de que que “pranejar” é o segredo para manter a hegemonia.
Faltou ao ex-prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, o GG, a sapiência de Cicero Cavalcante. Este texto pode e deve servir de exemplo para amigos e parentes que comandaram a vitoriosa sucessão nas urnas, nas eleições de 2024. Tem muita gente com a amizade e parceria no limite e tem outros que, assim como GG, já estão trabalhando no bloco da oposição.
Bem... não há dúvida de que a receita de Cícero é eficiente, mas tem que saber “pranejar” e observar todas as variantes. Vania do Passo (no Passo de Camaragibe) e Fernando Sérgio Lira (em Maragogi) talvez não tenham observado todos os riscos. São só dois exemplos claro da falta de “pranejamento” que o Cícero Cavalcante recomenda.
Em tempo: Cícero pronuncia pranejar. Talvez por vício, pouca escolaridade ou dificuldade na pronúncia. Mas ele planeja muito bem.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.