Mais um inverno chegando. Habemos obras para as barragens de contenção contra enchentes em Alagoas? NÃO!!!
Em dezembro de 2021, o leilão de saneamento em Alagoas envolveu 61 municípios. A população total do estado atendida por estes projetos é de cerca de 1,3 milhão de pessoas. Qual município destinou parte dos recursos que recebeu para investir em obras de drenagem? Pergunta do milhão para um sonoro... NÃO sabemos!!!
Os rios Mundaú e Paraíba, por onde as águas das enchentes passam destruindo tudo pela frente, inclusive vidas humanas e de animais, estão assoreados. Tem algum município com ação contínua para o desassoreamento? NÃO!!!
Assim como os rios citados, as lagunas Manguaba e Mundaú também estão sem oxigenação para a reprodução de peixe, sururu e massunim. Tem alguma obra em andamento para despoluir e desassorear rios e lagunas? NÃO!!!!
A moral desta estória (escrita com e) é que o sertanejo continua dependente do carro pipa para sobreviver e outras milhares de pessoas, em cidades ribeirinhas, orando para que o volume da água da chuva seja pouco, durante o inverno. Essa controvérsia não é por acaso.
A drenagem, senhoras e senhores eleitores, é de responsabilidade dos excelentíssimos gestores e gestoras municipais. Se não tem saneamento, esgotamento, drenagem, água no sertão e barragem de contenção nas cidades ribeirinhas, o que esperar?
Os protagonistas de Alagoas em Brasília tiveram tempo e poder suficiente com os presidentes da República. Agora, há um novo protagonista e ele é o responsável pelo Orçamento Geral da União. O nome do cabra macho, oriundo do Sertão, é Isnaldo Bulhões Junior. Ele está com a palavra, o orçamento e a realidade dos alagoanos nas mãos.
Você é o cara, Isnaldo. A escolha de ser o Cara é sua. De ser mais um, também.
Sinais dos céus
Chuva que cai
Cadê as barragens
Que do papel não saem
Parece comédia
Mas, ao fim, é tragédia.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.