“Ou o prego entra ou a tábua racha”!
Frase secular, com uma pitada de hábitos antigos, mais uma porção de esperteza, dois dentes de alho, 1kg de arrogância e, a gosto, uma pitada significativa de que o resultado final será melhor do que a tradicional receita (testada por gerações).
Partindo de dois exemplos simples (abaixo), com significado composto:
Na eleição de Bolsonaro não havia dúvida de sua vitória. Se fosse analisar pelos quesitos das escolas de samba do Rio de Janeiro o enredo criado para a vitória foi perfeito. Assim como o script para o retorno de Lula à disputa. Só os alienígenas (que vivem em outro planeta) não perceberam que o enredo mudou e os julgadores mudaram e que a vitória de Lula era favas contadas (outra frase bastante antiga).
O que acontece no cenário nacional neste momento indica que, diferente de 2018 e 2022, ainda não há enredo pronto e os julgadores estão sub judice. E mais: os competidores também não estão definidos. E mais: as regras precisam ser apresentadas.
Para Alagoas acontece algo parecido. Perceba que não há competidores declarados ao Governo do Estado e apenas dois ao Senado (Arthur Lira e Renan Calheiros). Entenda (por mais que seja difícil, devido a ignorância da maioria que trata desse importante tema), que os julgadores em questão usarão o tribunal das urnas para inocentar (dando mais um voto de confiança) ou punir (optando pelo basta ao antigo sistema).
Imagino que seja difícil de entender. Talvez por conta da atribuição diária e das preocupações cotidianas. Mantenha a calma! A política praticada em Alagoas é um celeiro de craques espertos que, do nada ou com alguns anos de mandato, logo se tornam conhecidos pelo país.
Mas... de uma coisa não duvide: assim como está acontecendo no Brasil, com o prego americano quase atingindo as vísceras do poder supremo, em Alagoas enredo, melodia, figurino e comissão de frente ainda precisam de ajuste. Talvez o simples salve os sábios e o enfrentamento puna os arrogantes.
Se você chegou até aqui e não entendeu, não se queixe, porque até os prazos de filiação e convenção a tabua vai sofrer e se o prego entrar, que não rache a madeira.
Tudo em movimento. Nada parado. Nenhuma definição (pronto: ficou mais fácil de entender?).
Moral desse enredo: o Brasil e Alagoas estão como a clareza deste confuso texto.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.