OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 01 de julho de 2025

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
01/07/2025 às 07:17

Um assunto chato

Cada imagem é assustadora, mas o silêncio coletivo também assusta Cada imagem é assustadora, mas o silêncio coletivo também assusta

O primeiro aviso foi para Maceió, com ruas alagadas e caos; depois, um segundo aviso para Matriz do Camaragibe, pelo Rio Camaragibe, e São Luís do Quitunde, pelo Rio Santo Antônio. Avisos antes do início do inverno.

Agora, um novo aviso pelos rios Manguaba, em Porto Calvo, São Miguel, em São Miguel dos Campos e o Paraíba, deixando Atalaia em estado de alerta. Já há desalojados. Em mais um aviso para calamidade, diz respeito aos municípios Pilar e Marechal Deodoro, por conta do volume d’água pela assoreada e poluída laguna Manguaba.

Por enquanto, os avisos estão sendo tratados com desdém pelos IRRESPONSÁVEIS políticos que desfilam pelo ar ou em jangadas, quando a repetida tragédia acontece.

Os pequenos rios estão inundando com os sinais. Vizinhos de região, Mundaú e Paraíba já são observados pelos moradores ribeirinhos. Faz, apenas, três anos da última enchente por eles. Tempo para promessas e tempo suficiente para que todos saibam: falar da construção das barragens, para evitar as repetidas tragédias, é um assunto chato.

DETALHE: Ontem, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais emitiu o SINAL DE ALERTA MÁXIMO. O problema é que, agora, para este inverno, talvez haja tempo, em caso de enchente, para salvar o que for possível e agir rápido para não virar estatística nos óbitos.  

Sigo remando. O tempo é o senhor da razão.

Anote aí na sua agenda:

1914 (teve enchente)

1941 (teve enchente)

1969 (teve enchente)

1988 (teve enchente)

1989 (teve enchente)

2000 (teve enchente)

2010 (teve enchente)

2021 (teve enchente)

2022 (teve enchente)

2025 (sinais...)

SE AS IMAGENS ABAIXO NÃO TE COMOVE, VOCÊ É IGUAL A ELES.

Galeria de Fotos

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.