OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
24/04/2019 às 09:35

Com nota 9, CGU coloca Delmiro Gouveia no topo da transparência

No país dos equívocos a fake news tem sido a grande ferramenta dos covardes. Na política a fake news virou imbatível na desconstrução, principalmente de quem está no poder.

Um bom exemplo do poderio da fake news pode ser visto em Delmiro Gouveia, que tem um padre como prefeito. Na Capital do Sertão, hoje maior exportadora de melancia do Estado, os “cabra-macho e as mulheres de fibra” estão sem saber no que acreditar.

O prefeito Padre Eraldo Cordeiro, líder do povão mais humilde, tem sido alvo de um grupo de ex-aliados e outros opositores que tramam sua derrubada. O detalhe é que Lula Cabeleira, o principal líder político do município, não faz parte do bloco oposicionista. Aliás, o ex-prefeito se negou a participar da operação para derrubar o seu maior rival.  

Reviravolta
Alvo de uma operação desencadeada pelo Ministério Público Estadual (MPE), a Prefeitura de Delmiro Gouveia está sob investigação por mal uso do dinheiro público. Só que, paralelamente, sem que uma coisa tenha a ver com a outra, a Controladoria Geral da União (CGU), um dos órgãos federais mais rígidos nas auditorias dos municípios, coloca Delmiro Gouveia como um dos mais transparentes do Brasil.

Com nota 9,35, em Alagoas ficou atrás apenas da capital Maceió. No Nordeste garantiu a 5ª colocação e no país a 36ª posição, no quesito transparência. Vale destacar que a CGU fez levantamento em 665 municípios, com mais de 50 mil habitantes e Delmiro superou todas as médias nacionais.

O pecado do Padre
Líder dos mais humildes, Padre Eraldo (prefeito em primeiro mandato) está pagando o preço de não conhecer os descaminhos da vida pública. Especialista em ouvir confissões de pecadores, por mais de 30 anos, ele mesmo pecou, quando fechou os olhos e acreditou que todos ao seu redor seriam “cordeiro” na mesa farta do poder.

A roda-gigante da política
Lula Cabeleira, seu único rival, não quer vê-lo cair. Alguns dos amigos de antes se lambuzaram e se juntaram aos lobos e produziram as denúncias de malversação do erário.

O MPE fez seu dever de fiscalizar e está apurando. Pelos rígidos critérios da CGU, a transparência em Delmiro está acima de todas as médias nacionais.

Tudo indica que falta mesmo é gestão.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.