OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
25/04/2019 às 11:41

Órfãos da transformação prometida! Com desemprego em alta, quase 1 milhão de alagoanos estão no SPC e Serasa

Ainda curtindo o recall do necessário ajuste fiscal e a redução na violência, o govenador Renan Filho também sorrir, facilmente, com os números da aprovação de sua administração feijão com arroz. Sim, o governo faz (e é obrigação), mas não transforma (que também é obrigação).

O começo
O ajuste fiscal, em tempo de crise, era necessário e o governador, economista por formação acadêmica, sabia que a governabilidade dependia do corte de gastos e do arrocho no setor produtivo, acostumado ao jeitinho brasileiro para escapar da tenebrosa carga tributária. Ainda assim, a “paz econômica” só foi possível porque o senador Renan entrou em campo, ainda com Dilma na presidência, para garantir carência e redução da dívida do Estado junto ao Governo Federal.

No item segurança pública o governador também acertou, ao escolher e dar carta branca para o promotor de justiça Alfredo Gaspar de Mendonça. Com os investimentos do Estado e a credibilidade do secretário-Xerife, Alagoas ganhou destaque na redução da criminalidade.

Com o passar do tempo
Com mais uma coisinha aqui e outra ali, típicas de administrações voltadas para a imagem de Governo que Faz, Renan Filho optou por alavancar sua gestão recapeando e abrindo estradas, aparelhando a polícia e dando ordem de serviço a uma série de obras ainda não concluídas.

 Não há como negar que a comunicação foi eficaz e Alagoas foi vendida como exemplo de eficiência administrativa. Mais um ponto para a imagem do governador.

Desempregados e endividados
O economista Renan Filho tem sido um ótimo marqueteiro. Mas, vez ou outra, os números o colocam no canto da parede. Agora, por exemplo, Alagoas ficou entre os estados que apresentaram os maiores saldos negativos nas oportunidades de trabalho. Pior: o estado teve mais postos de trabalho fechados do que São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará (por exemplo).

Sem emprego, em março o número de consumidores inadimplentes em Alagoas chegou a 923.554. Pior: um aumento de 0,52% em relação a março do ano passado. Os dados são oficiais. De acordo com o Serasa Experian, o volume de inadimplentes alagoanos representa 39,5% da população adulta no estado. O Serasa Experian justifica que o avanço de inadimplentes está relacionado ao aumento do desemprego.

Estradas, sim!
Segurança, sim!
Mas a dignidade vem com o trabalho. A educação em tempo integral em 100% das escolas estaduais seria essencial e a saúde pública com o básico aliviaria as dores da vida.

É vida que segue - para a maioria - sem oportunidades de trabalho, sem ensino integral e sem hospitais para atender a demanda da maioria.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.