OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
21/10/2019 às 15:10

Nas entrelinhas, números do Ibrape justificam “fenômeno” Davi Davino

O segredo dos números de uma pesquisa não registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está no que o pagante quer saber. Não tem nada de errado, porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que as amostras sem registro sejam divulgadas até o último dia do ano que antecede o pleito eleitoral. Ou seja: até 31 de dezembro são números e pesquisas para todos os gostos e missões.

O que mais chama a atenção nas amostras reveladas – em mais de um instituto de pesquisa – é o fenomenal desempenho eleitoral do vereador Davi Davino - que vai à reeleição - e do deputado Davi Davino Filho, que tem o nome especulado para disputar a Prefeitura de Maceió.

Os números não revelam nada, é verdade. Mas dão pistas interessantes. Veja só: Na mais recente pesquisa (sem registro) divulgada na mídia, o vereador Davi Davino lidera com 8,7% das intenções de voto, praticamente o dobro do segundo colocado. Nas eleições de 2016 ele foi o 5º mais votado, com percentual de 2,59%. Ou seja: apresenta crescimento de 6,11%, representando quase 300% (se as eleições fossem hoje e os números confirmados).  

O mesmo crescimento tem se revelado para o deputado Davi Davino Filho, segundo mais votado em Maceió, nas eleições de 2018, com percentual de 4,75% dos votos. No mesmo instituto os números cravam que o jovem deputado tem 15% das intenções de voto à Prefeitura e crescimento - também - de quase 300%. Empata tecnicamente com Ronaldo (13%) e Alfredo Gaspar de Mendonça (12%).

A título de curiosidade procurei o deputado Davi Davino para entender melhor, com base em sua própria avaliação, ao que ele atribui o ótimo percentual confirmado nas pesquisas. “Em primeiro lugar, recebo com alegria o reconhecimento da população manifestado nas pesquisas de intenção de voto. Acredito que seja fruto da nossa atuação na capital e vários municípios do estado, da constante presença no dia-a-dia de diversos bairros e proximidade à população. Mas certamente são conjecturas e uma resposta exata os institutos de pesquisas que poderiam fornecer”, disse o deputado.

Está explicado pelo próprio. Ele não cita, mas o trabalho social capitaneado por sua mãe é a base política de quase tudo, para pai e filho. 

Em tempo: Vale registrar que as últimas pesquisas “vazadas” foram pagas em regime de cooperação coletiva, envolvendo secretários, deputados e vereadores da capital. Por isso, citei a variedade de interesses. Fica registrado, também, que as amostras - impossíveis de rastreamento - valem muito mais como poder de barganha e arrumação, que propriamente para confirmar candidaturas.  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.