OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 05 de outubro de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
07/07/2022 às 21:53

Paraná Pesquisas confirma liderança de Paulo Dantas, com Collor em segundo

Os números dizem muita coisa, mas a leitura da pesquisa diz muito mais. Como ainda é muito cedo para conclusões, os percentuais momentâneos confirmam que o governador Paulo Dantas está adiantado em relação aos concorrentes.

Na maratona de cinco pesquisas divulgadas nesta semana, ele venceu em todas. Detalhe para Fernando Collor, que pontuou em segundo. Os números mantêm a queda de Rodrigo Cunha e Rui Palmeira.

Há outro detalhe a ser observado pelos números do Paraná Pesquisas, divulgados nesta quinta-feira, pela TV Pajuçara. No comparativo do instituto, todos caíram em relação à amostra de junho. Só que Rodrigo deixou a liderança, com 26,9%, para a terceira posição, com 17,5%, uma queda de 9,4%. Paulo Dantas oscilou negativamente 1,6%, mas assumiu a liderança com 24,9% devido a queda de Rodrigo. Com queda de 9,1%, Rui Palmeira passou de 24,2% para 15,1%, na quarta posição, empatado tecnicamente com Rodrigo. O segundo, empatado tecnicamente com Paulo, é Collor, que não estava relacionado nas pesquisas de maio e junho e pontua com 22,8%.

O principal detalhe do Paraná Pesquisas é que 67,5% dos entrevistados, na pergunta espontânea, quando não há citação de nomes, disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder. Outros 6,9% disseram que estão dispostos a não votar em ninguém, anular o voto ou preferiram não responder. Total do problema: 74% dos entrevistados apresentam opiniões vulneráveis. Aí será um trabalho para os marqueteiros. Mais cedo escrevi que o Profissionalismo, Estrutura e Desconstrução definirão os próximos capítulos na disputa pelo Governo de Alagoas.

Abaixo veja os gráficos para presidente, senado e governo.




O Paraná Pesquisas ouviu 1510 eleitores, em 34 municípios, entre os dias 01 e 05 de julho. O nível de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.