OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de junho de 2018

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há 20 anos escreve sobre os bastidores da política alagoana.
31/05/2018 às 16:51

Pesquisa Ibrape mostra que 86% dos lajenses aprovam gestão do prefeito Rodrigo Valença

Rodrigo Valença tem gestão aprovada com grande maioria pela população lajense Rodrigo Valença tem gestão aprovada com grande maioria pela população lajense

Em recente pesquisa realizada pelo Ibrape, o jovem prefeito de São José da Laje Rodrigo Valença (MDB), atingiu índices recordes de aprovação popular, onde cerca de 86% dos lajenses aprovam sua gestão. Rodrigo Valença assumiu a prefeitura de São José da Laje em 2013, e encontrou o caos instalado no município com unidades de saúde sucateadas, escolas em completo abandono, a cidade tomada pelo lixo, salário dos servidores ativos e inativos atrasados, prédios públicos com energia cortada, o que fez o jovem prefeito na época decretar estado de emergência por calamidade administrativa e financeira.

Os anos foram se passando e a cidade que vivia em completo abandono, deu lugar a canteiros de obras. Bem relacionado institucionalmente com os governos do Estado e federal, Rodrigo iniciou um novo tempo para São José da Laje, com obras em todos os bairros da cidade, escolas foram reformadas, ampliadas e equipadas, professores valorizados, todas as Unidades Básicas de Saúde foram reestruturadas. Já a unidade Douglas Buarque 2 foi construída pela atual gestão, a unidade Dr. Amaury Vasconcelos será entregue nas próximas semanas e o conjunto Armando Lyra ganhará brevemente a UBS Edemar Pereira Bezerra. Com recursos próprios foram construídas duas Academias da Saúde, uma ao lado da Estação Ferroviária, outra no Novo Centro Comercial. Ainda na saúde, o hospital geral do município ganhou novas instalações, modernização nos equipamentos, humanização do parto, ampliação no número de leitos, além da ativação do centro cirúrgico e do laboratório municipal, sendo referência para todo Estado.

Na mobilidade urbana, São José da Laje não para de avançar. A frota de veículos soma a maior da história, com mais de 26 disponíveis no Setor de Transporte, categorizados entre pequeno, médio e de grande porte, diversas ruas pavimentadas,  todas as praças da cidade reformadas e revitalizadas, arenas esportivas foram reformadas, outras duas foram construídas, urbanização central do município disponibilizando uma pista de cooper com 2,3 Km de extensão, tudo com recursos próprios, além da criação do Projeto Cidade Iluminada, onde lâmpadas de vapor metálico foram substituídas por lâmpadas de LED em mais de 300 postes só na cidade. E ainda nesse semestre, cerca de 200 casas populares serão entregues aos lajenses. Os avanços também chegaram ao homem do campo, que receberam assistência técnica, associações rurais foram reorganizadas, os agricultores receberam diversas sementes e centenas de alevinos, e o município foi contemplado com um caminhão, um trator e uma grade aradora, a fim de impulsionar a agricultura familiar.

Na educação, uma das potencialidades da Gestão Rodrigo Valença, está com as metas de olho no futuro, pois as crianças lajenses são bem tratadas e vivem em harmonia. Anteriormente funcionava precariamente uma única creche, hoje são quatro unidades construídas com recursos próprios funcionando em perfeitas condições, atendendo mais de 458 crianças, e ainda o município entregará mais duas novas creches, uma no Bairro Juriti, outra no conjunto Armando Lyra.

No processo de ensino-aprendizagem, as formações continuadas em serviço aos professores enriquecem o trabalho na sala de aula, pois os resultados aparecem através do Ideb, em 2015, o município esteve classificado entre os dez no Brasil em leitura, em Alagoas, as escolas de São José da Laje, ficaram em primeiro lugar. Em 2016, o município se destacou nos índices de Avaliação Nacional da Alfabetização, o estudo foi feito pelo Inep. Já em 2017, dentre os sete municípios da 7ª Gere, São José da Laje, ficou em primeiro lugar, no índice de ensino-aprendizagem, de Língua Portuguesa e de Matemática, na região. Com tantos dados em alta, o município articulou a abertura do Polo da Universidade Aberta do Brasil, com cinco turmas formadas pelo Ifal e mais sete formadas pela Ufal. Atualmente 373 alunos cursam Administração, Letras, Biologia, Pedagogia, Química, Matemática, e Gestão Hospitalar, o Polo também oferece cursos de pós-graduação, e superior tecnólogo em parceria com a Uncisal.

Com as contas em ordem, desde 2013 o servidor público passou a receber o seu salário em dia,  o que fez com que o comércio da cidade ganhasse fôlego, onde empresários da região apresentaram no município novos estabelecimentos, gerando emprego e renda à população. Esses e outros fatores fizeram do prefeito Rodrigo Valença, um dos prefeitos mais bem avaliados do Estado e o mais bem categorizado na história do município, veja os dados da pesquisa:

Na opinião dos entrevistados, a administração do prefeito Rodrigo, até o momento, está:

Ótimo: 40%;

Bom 44%;

Regular 6%; 

Ruim 3%; 

Péssimo 5% e 2% não sabem.

Na pergunta sobre a aprovação da gestão do prefeito Rodrigo Valença:

Aprova 86%, desaprova 11% e 3% não sabe ou não opinou.

Foram entrevistados  800 pessoas, com idade a cima de 16 anos, no dia 22 de maio de 2018, na cidade e na zona rural. Segundo o IbrapeE, o intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.