OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
19/03/2019 às 23:36

Renan representa contra Dallagnol no CNMP

Renan quer investigação contra Dallagnol por atuação política Renan quer investigação contra Dallagnol por atuação política

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) entrou nesta terça, 19, com uma representação contra Deltan Dallagnol no CNPM (Conselho Nacional do Ministério Público), em razão de descumprimento de dever funcional. Renan alega que o procurador tentou deliberadamente intervir contra ele no pleito pelo Senado por meio de postagens no Twitter durante o período eleitoral. Segundo o emedebista, Dallagnol continuou em campanha para evitar sua eleição à presidência da Casa. 

No texto, Renan afirma que “assim, em sua conta na rede social Twitter, o denunciante, como representante do Poder Legislativo e formador de opinião, criticou a forma como o denunciado abordou o tema das eleições, sobretudo pela terminologia imprópria (“batalha final”), advertindo para os fins políticos da intitulada “Operação Lava-Jato”. O comentário do denunciante está em conformidade com suas responsabilidades políticas e liberdade de crítica, sobretudo por se tratar de um parlamentar“.

Sobre o período eleitoral à Mesa Diretora do Senado, Renan Calheiros diz que Dallagnol passou “a promover campanha para que a votação para a composição da Mesa Diretora do Senado Federal fosse realizada por meio do voto aberto, vinculando maldosamente o voto fechado”. O senador afirma que, por meio de postagens, o procurador “pediu que seus seguidores assinassem um ‘abaixo-assinado’ pelo voto aberto.”

“Ainda, publicou vídeos nos quais ele próprio é o interlocutor e escreveu ostensivamente que a provável vitória do denunciante seria, em sua concepção, um retrocesso para o combate à corrupção, afirmando que o parlamentar não colocaria em votação as leis do ‘pacote anti-corrupção’ elaborado pelo recém-empossado ministro da Justiça”, continua.

Na representação, o emedebista questiona se tais atitudes caberiam ao coordenador da Operação Lava Jato. Ele afirma também que Dallagnol “apenas não votou na eleição para a presidência do Senado. Quanto ao mais, participou como se fosse um ativista de partido político. Tweets, entrevistas, vídeos, abaixo-assinados, enfim, tudo aquilo que seria legítimo em relação a qualquer senador da República, menos a um membro do Ministério Público”.

Por fim, Renan Calheiros requer a autuação da denúncia como reclamação disciplinar e a instauração de processo administrativo disciplinar contra Dallagnol, a fim de promover a aplicação da pena de suspensão de até 45 dias.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.