Episódio remonta o quebra-cabeças que deu origem à Salgema ( hoje Braskem ). A instalação e duplicação da mineradora só aconteceram pela força do regime militar. Divaldo Suruagy (governador) não aguentou a pressão do presidente Ernesto Geisel.
No final da década de 70 e início dos anos 80, vereadores como Edberto Ticianele ( que presidiu a primeira CPI contra a Salgema ), Freitas Neto, Jarede Viana, Fernando Costa, Guilherme Falcão, Camucé e Katia Born eram contra a duplicação da Salgema. Na Assembleia Legislativa deputados como Mendonça Neto, Ronaldo Lessa e Ismael Pereira também lutaram contra a Salgema. Já na Câmara Federal a voz contra Salgema era Renan Calheiros.
A força da ditadura venceu. Algumas das vozes que lutaram, calaram. Renan tornou-se, entre 1993 e 1994, Presidente da SALGEMA.
Do início dos anos 80 até os dias atuais o tempo mostra que a expansão da mineradora Braskem sempre teve o aval de políticos influentes.
São anos e anos com dutos transportando o sal-gema e dinheiro sujo, inclusive com financiamento de campanhas eleitorais na capital e no interior.
Desde sua origem o BURACO DA BRASKEM é ... MAIS EMBAIXO
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.