A nuvem da política alagoana está sobrecarregada de incertezas. Com as federações e fusões movimentando o cenário, haverá alterações nos mapas de voos até o prazo final das filiações e reposicionamento às vésperas das convenções partidárias.
Este novo fenômeno, em andamento, vai retardar decisões fundamentais. Por exemplo: do lado governista, o melhor nome para o governo é Renan Filho; pela oposição é JHC. Não há dúvida, mas há dúvida geral de que o duelo aconteça. Já há, inclusive, quem defenda que ambos não disputarão o governo. Há, também, e não são poucos, os que até apostam que JHC concluirá o mandato e que Renan Filho também não disputará o Governo (Isnaldo Bulhões: anote esse nome no radar)
Na disputa pelas duas vagas ao Senado, a reeleição de Renan Calheiros para o quinto mandato é a prioridade falada no MDB. Aliás, quadros importantes do partido e aliados falam que eleger Renan é a prioridade do grupo governista. Existe dúvida se o camaleão, agora sem processo na Justiça e com a quase totalidade dos prefeitos o apoiando, tentará realizar, em seu último voo pelas urnas, o sonho de governar Alagoas. São possibilidades.
Então, coloca-se mais lenha na fogueira das indefinições, porque eleger um governador deveria ser a prioridade. Do outro lado, independente da decisão de JHC, Arthur Lira segue firme com o propósito do Senado. A missão está facilitada porque Alfredo Gaspar de Mendonça fala aos aliados que a reeleição é sua prioridade. Entra em cena “o magoado com Arthur” Davi Davino Filho, como nome do Republicanos ao Senado. Davi é uma espécie de urubu sobrevoando aeroportos. É um risco que Arthur precisa tirar da área – o quanto antes.
E Paulo Dantas, fica ou não até o último dia de mandato? Não é que seja a pergunta do milhão, mas primeiro é necessário que as definições estejam protocoladas. Não há dúvida que o mesmo Sertão que o elegeu governador o garantiria na Câmara ou Senado. Mas aí há dois pontos: lembra que a prioridade no MDB é eleger Renan?
Nesta segunda, na AMA, o camaleão dará sinais… mas serão apenas sinais… Se Luciano Barbosa estiver hoje na AMA significa outro importante sinal.
Daí você pode perguntar: e as disputas da Câmara e ALE? A prioridade é eleger Renan e essa prioridade mexe com todo o xadrez. Esta é a questão.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.