OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
30/01/2020 às 16:27

Rui Palmeira aciona executiva nacional do PSDB sobre a resolução do partido que prevê candidatura própria

Dois dos políticos com melhor avaliação do eleitorado alagoano precisam acertar as contas ou o PSDB só terá vaga para um deles.

Se prevalecer a razão, com base na “Resolução CEN-PSDB n° 010/2019 (prevê que nos municípios com mais de 100 mil eleitores o PSDB deverá apresentar candidato a Prefeito), Rui Palmeira está com a razão.

Se a avaliação dos líderes tucanos for pela opção pessoal do presidente estadual, de apoiar candidato de outra legenda, aí Rodrigo Cunha está em vantagem.

Razão x interesse
Independente da decisão da executiva nacional, a relação política entre os dois estará prejudicada. Na física, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Como todos sabem, Rui e Rodrigo vislumbram o governo do Estado em 2022. O “X” da questão é que a eleição para prefeito de Maceió será o carro-chefe da campanha de ambos. Quem vencer estará em vantagem. Rui se pega na resolução do partido. Mesmo que seja estratégico, o direito, neste caso, está a seu favor.  

Quem fica?
A resposta da executiva nacional do PSDB vai dizer que corpo está com a razão. Ou o que é mais interessante para as próximas eleições. 

Obtive de uma fonte a consulta oficial encaminhada por Rui Palmeira à executiva nacional.

Valho-me do presente, na qualidade de filiado partidário desde 2009, tendo exercido os cargos eletivos de Deputado Estadual, Deputado Federal e Prefeito do Município de Maceió, para consultar à Executiva Nacional do PSDB se haverá indicação de candidato filiado do partido para disputar o cargo de Prefeito do Município de Maceió.

Tal providência se faz necessária, considerando que, não obstante a Resolução CEN-PSDB n° 010/2019 prevê que nos Municípios com mais de 100 mil eleitores o PSDB deverá apresentar candidato a Prefeito, até o presente momento não houve um posicionamento do partido.

Registro que, no dia 17/12/2019, após rumores que o PSDB de Alagoas estaria firmando aliança com candidato de outro partido, me reuni com valoroso Senador Rodrigo Cunha, Presidente do Diretório Estadual, solicitando a observância da Resolução CEN-PSDB n° 010/2019.

Na ocasião, ponderei que, à vista dos bons índices de aprovação da minha administração, o caminho natural seria poder trabalhar para eleger meu sucessor dentro do meu partido. O estimado presidente estadual ficou de responder até o dia 31/01/2020.

Diante desse cenário, solicito a Executiva Nacional do PSDB a garantia da execução da Resolução CEN-PSDB n° 010/2019, no prazo mais exíguo possível.

Brasília, 30 de janeiro 2020.

Rui Soares Palmeira
Prefeito de Maceió

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.