Dois dos políticos com melhor avaliação do eleitorado
alagoano precisam acertar as contas ou o PSDB só terá vaga para um deles.
Se prevalecer a razão, com base na “Resolução CEN-PSDB n° 010/2019 (prevê que nos municípios com mais de 100 mil eleitores o PSDB deverá apresentar candidato a Prefeito), Rui Palmeira está com a razão.
Se a avaliação dos líderes tucanos for pela opção pessoal do presidente estadual, de apoiar candidato de outra legenda, aí Rodrigo Cunha está em vantagem.
Razão x
interesse
Independente da decisão da executiva nacional, a relação política entre
os dois estará prejudicada. Na física, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Como todos sabem,
Rui e Rodrigo vislumbram o governo do Estado em 2022. O “X” da questão é que a
eleição para prefeito de Maceió será o carro-chefe da campanha de ambos. Quem
vencer estará em vantagem. Rui se pega na resolução do partido. Mesmo que seja
estratégico, o direito, neste caso, está a seu favor.
Quem fica?
A resposta da executiva nacional do PSDB vai dizer que corpo está com a razão. Ou o que é mais interessante para as próximas eleições.
Obtive de uma fonte a consulta oficial encaminhada por Rui Palmeira à executiva nacional.
Valho-me do presente, na qualidade de filiado partidário desde 2009, tendo exercido os cargos eletivos de Deputado Estadual, Deputado Federal e Prefeito do Município de Maceió, para consultar à Executiva Nacional do PSDB se haverá indicação de candidato filiado do partido para disputar o cargo de Prefeito do Município de Maceió.
Tal providência se faz necessária, considerando que, não obstante a Resolução CEN-PSDB n° 010/2019 prevê que nos Municípios com mais de 100 mil eleitores o PSDB deverá apresentar candidato a Prefeito, até o presente momento não houve um posicionamento do partido.
Registro que, no dia 17/12/2019, após rumores que o PSDB de Alagoas estaria firmando aliança com candidato de outro partido, me reuni com valoroso Senador Rodrigo Cunha, Presidente do Diretório Estadual, solicitando a observância da Resolução CEN-PSDB n° 010/2019.
Na ocasião, ponderei que, à vista dos bons índices de aprovação da minha administração, o caminho natural seria poder trabalhar para eleger meu sucessor dentro do meu partido. O estimado presidente estadual ficou de responder até o dia 31/01/2020.
Diante desse cenário, solicito a Executiva Nacional do PSDB a garantia da execução da Resolução CEN-PSDB n° 010/2019, no prazo mais exíguo possível.
Brasília, 30 de janeiro 2020.
Rui Soares Palmeira
Prefeito de Maceió
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.