OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
06/04/2021 às 08:00

Você gosta de Renan?

Senador trabalha coalizão para a sucessão de Renan Filho - Foto: Agência Brasil/Antonio Cruz Senador trabalha coalizão para a sucessão de Renan Filho - Foto: Agência Brasil/Antonio Cruz

A resposta é sua, mas saiba que se for NÃO, você está do lado da minoria. Aos 65 anos de idade, já vacinado contra o coronavírus, Renan Calheiros coleciona 7 vitórias e duas derrotas, em 42 anos de política. É o decano entre os políticos alagoanos eleitos pelo voto popular. Collor também começou em 1978, mas foi prefeito de Maceió por indicação.

Do comunismo até de 1978, quando foi eleito deputado estadual pelo MDB, aos dias de hoje, no baixo clero da política nacional, ninguém foi mais pressionado pela mídia, em especial pelo grupo Globo, como Renan. A casa caiu para grandes nomes do MDB, PSDB, PP e a tropa de choque do PT. Quem não foi preso perdeu o mandato. Renan está aí.

Advogado por formação, Renan é o maior engenheiro político do Brasil. Tem pontes em todos os estados. Foi “construindo” que se tornou o único senador a presidir o Congresso Nacional por quatro vezes.

Renan não estará nas urnas em 2022. Renan Filho talvez. Ah... outra curiosidade: você dorme quantas horas por dia? É mesmo? Pois Renan tem uma escala definida para seus olhos. Cada um dorme em média por quatro horas. É hábito; é foco; é política na veia.

Mas, antes que você pense que Renan está ultrapassado, espere até 2022. Vai estar com Luciano Barbosa, por exemplo. Não duvide presenciar Arthur Lira no palanque da coalizão, que vem sendo trabalhado por Renan Filho. Com relação a Marcelo Victor é melhor esperar. Ele também tem uma das bolas do jogo. E Collor? Está no jogo. Pela experiência sabe que não pode errar.

Renan é Renan. Um político de maioria. 42 anos de estrada política, 7 vitórias, 4 vezes senador, 4 vezes presidente do Congresso Nacional e único engenheiro político em atividade desde 1989, com a eleição de Collor presidente da República.

Você pode não gostar de Renan, mas saiba que quem entende e aguenta pressão é ele. Com Renan Filho no governo o nome mais competitivo para a sucessão será o indicado pelo MDB.

Quem será? Nomes não faltará. E Artur Lira? Seguirá na Câmara Federal, mas tem tudo para indicar um senador eleito pela coalizão. Ou, quem sabe, a vaga de vice já contempla. Política não é como você quer; é como tem que ser.

Por fim, se você gosta de Renan, aí é outra história; você está no bloco da maioria.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.