OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
17/04/2021 às 21:55

Nunca – JAMAIS – dê a mão a um escorpião

Poucos chegam aonde Divaldo Duruagy, Guilherme Palmeira, Teotônio Vilela, Teotonio Vilela Filho, Fernando Collor e Renan Calheiros chegaram. São personagens que ilustram capítulos na história de Alagoas. Não há como ignorá-los. Sem citá-los haveria, em algum momento, a lacuna de uma página em branco.

Eles não são os personagens mais importante na história política de Alagoas, mas são relevantes e imprescindíveis. Suruagy e Renan são marcantes porque souberam aproveitar as oportunidades. Os demais são filhos da sorte que aproveitaram as oportunidades para ilustrar os capítulos da nossa história.

De Sebastião Francisco de Melo Póvoas (primeiro governador de Alagoas (1.819) a Renan Filho (atual governador) muita gente teve a oportunidade para fazer história, mas poucos conseguiram deixar sua marca.

São 203 anos desde a emancipação de Pernambuco. Pare um pouco e enumere quantos governadores você reconhece ou ouviu falar como diferenciados. Quantos prefeitos você aprovaria? Quais senadores, deputados federais e estaduais honrariam os votos recebidos? Você lembrará de poucos e reconhecerá pouquíssimos. Se analisar o que cada um fez, terminará a leitura arrasado.

Certa vez o cientista político (tucano de carteirinha) Eduardo Magalhães me disse: “A ‘elite’ alagoana não permite o nascimento de protagonistas vindos do baixo clero”. A afirmação me impactou, pois eu tinha um sonho que, a partir dali, perdia o sentido de ser real.  No modelo político praticado em Alagoas, por exemplo, as oportunidades que Divaldo Suruagy e Renan Calheiros (ícones do baixo clero) tiveram são raras. E, mais: para permanecer no sistema é preciso ter o sangue e característica do escorpião: Corajoso, destemido, ambicioso e quase sempre consegue o que quer. Mas, se você estiver procurando um parceiro numa relação e que suporte as crises do relacionamento, JAMAIS arrisque em alguém com a característica do Escorpião (criativo e megalomaníaco).

Você conhece alguém com as características do escorpião? Se sim, livre-se dele o quanto antes (antes que seja tarde demais).  

Parábola para um sábado chuvoso (à noite). Interessante linha do tempo na história. Cada um que pense em quem quiser.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.