OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de maio de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
29/06/2022 às 13:40

Campeão nacional, Pilar vira orgulho de Alagoas para o Brasil

Fátima Canuto, deputada presente em cada ação do filho prefeito, tem voto no conselho que define todas as estratégias no Pilar (é outro case) Fátima Canuto, deputada presente em cada ação do filho prefeito, tem voto no conselho que define todas as estratégias no Pilar (é outro case)

Imagine uma cidade violenta, com todos os indicadores comprometidos, sem oportunidade de trabalho, milhares de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza e o tráfico de drogas e crimes de mando imperando até no toque de recolher. A situação era tão caótica que o hospital local estava fechado. Esse lugar era o Pilar até o último dia de 2016.

Quatro anos depois o Pilar dava exemplo para Alagoas. O hospital foi reaberto e os pilarenses voltaram a nascer na cidade. Vem aí o Hospital do Futuro, referência para toda região. Na agricultura, o programa Plantando o Futuro promoveu a reinserção de centenas de famílias ao campo, garantindo terra, assistência técnica e toda compra da safra produzida. No comércio local o Banco do Povo abre linha de crédito especial para os comerciantes e quem desejar abrir um negócio. Na assistência, o programa Barriga Cheia alimenta milhares de pessoas humildes. Na educação, internet de graça para 100% dos alunos, parceria com o Google e tecnologia avançada para alunos e professores. No Esporte, a construção do maior complexo esportivo do Estado. A cultura restaurou o cinema de Rua, uma raridade no país. O turismo foi impulsionado com a revitalização da orla lagunar e do Santo Cruzeiro e a construção do Centro de Convenções. A Casa da Mulher Pilarense é um case a ser copiado por todos os municípios, cujo gestores falam no cuidar das pessoas.

A geração de oportunidades de trabalho e programas inovadores, como o Avança+Pilar e Pilar Doce Lar, transformaram o município no maior canteiro de obras do Estado.

Tantas conquistas garantiram, com a chancela do Sebrae, o prêmio de Prefeito Empreendedor de Alagoas ao jovem prefeito Renato Filho. Ontem, o Pilar foi o grande destaque e vencedor do 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado na sede nacional do Sebrae, em Brasília-DF, com o projeto Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora. A ação proporcionou o surgimento de quase dois mil microempreendedores individuais no município.

O Pilar de Alagoas, que Renato Filho diz estar pronto para o futuro, foi vencedor quando o Sebrae Nacional bateu recorde de inscrições, com 1.615 projetos de 1.327 municípios brasileiros, de todas as 27 unidades da federação.

A conquista do prêmio representa o dever cumprido de uma equipe que planejou voo muito mais alto para o brilhante prefeito Renato Filho e seria seu trunfo para a missão de governar Alagoas.

Eu estive lá e vi. O Pilar deixa de ser um case de gestão, passando para uma realidade que precisa ser vista pelos gestores alagoanos.

Um reconhecimento ao excepcional trabalho do consultor Herbert Araújo, que produziu todo conteúdo e, assim como o prefeito Renato, é responsável direto pela conquista nacional a Alagoas. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.