OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de maio de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
12/12/2022 às 19:05

Meio Renan Filho & Meio Arthur Lira

Meio Renan Filho & Meio Arthur Lira

Para Renan Calheiros e Arthur Lira, 2022 (nas urnas) foi uma importante etapa para as eleições de 2026. Falei sobre isso algumas vezes, mas parece que nem todos alcançam o jogo dos grandes. Arthur Lira amadureceu, Renan Calheiros se libertou do baixo clero e Renan Filho é único ser político em Alagoas com garantia de mandato até 2030.

Quando fevereiro chegar a Assembleia Legislativa terá uma bancada com maioria para dar tranquilidade ao governador Paulo Dantas. Diferente do que aconteceu com Renan Filho o primeiro semestre será de arroxo e não de ajuste, com dívida e empréstimos a serem pagos. Como será final de ciclo no Executivo para Paulo, o palanque já está armado para 2024, que será a última e importante etapa às eleições de 2026. Até lá os líderes vão reordenando seus exércitos e não há quem crave quem estará com quem.

O dinamismo da política praticada em Alagoas promove movimentos contínuos e estranhos, como o do novato Alexandre Ayres. O deputado estadual mais votado em 2022 ainda não entendeu que oposição e situação são correntes contrárias, logo, em algum momento haverá necessidade da escolha.

Eleito pelo MDB, ele também tabelou com Arthur Lira e em Marechal Deodoro (seu principal reduto) Renan Filho perdeu para Davi Filho e no segundo turno Rodrigo Cunha venceu Paulo. A movimentação frustrada de Alexandre para ser protagonista na Assembleia Legislativa foi vista como uma ação pró-Arthur. Assim, até os xeleléus (que são muitos) já perceberam que ser Meio Arthur & Meio Renan Filho e da bancada de Paulo não é possível.

A decisão será de Alexandre. Mas o cristal no MDB e ALE já trincou.

bode expiatório... kkk – não mesmo

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.