Se Al Capone resolvesse dar um “Rolé” pelo século XXI, é provável que se sentisse em casa ao conhecer Marcola e o PCC. Não pela moda — afinal, terno listrado e bermuda de presidiário são estilos opostos — mas pela forma impecável como ambos transformaram o crime em um negócio organizado, quase corporativo. Entre os anos 1920 e hoje, trocou-se uísque clandestino por cocaína, extorsão de comerciantes por controle de facções. O crime evolui, mas sua cartilha de "unidos venceremos" permanece surpreendentemente atual. Quem diria que gangsters e chefes do tráfico compartilhariam mais do que uma queda por códigos de silêncio, suntuosas residências e gastar fortunas com belas mulheres?
Leia mais »Quem é Hegseth?
Leia mais »Hipótese
Leia mais »“Toda sociedade na qual a garantia dos direitos não está assegurada, nem a separação dos poderes determinada, não possui uma Constituição”. (Montesquieu)
Leia mais »A questão do lobby por parte de juízes na Câmara Federal tupinambá contra o fim dos supersalários levanta importantes reflexões sobre a separação dos poderes e a ética na atuação de magistrados. Ao considerarmos as ideias de pensadores como Montesquieu, Rousseau, Adam Smith, Ruy Barbosa, Sobral Pinto, Clarence Thomas e Thomas Sowell, achamos bases doutrinárias para criticar essa conduta à luz de princípios fundamentais da filosofia política e da economia.
Leia mais »(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.