OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2025

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
01/09/2023 às 09:01

DESCASO POLÍTICO: 30 municípios de Alagoas vão decretar estado de emergência para pedir água no carro-pipa

Do que adianta termos Renan novamente amigo do poder, ter Arthur Lira presidindo a Câmara dos Deputados com poder de guerra, Renan Filho como TOP 3 entre os ministros melhores avaliados no governo Lula, se o povo sertanejo e de parte do agreste de Alagoas ainda fica na angústia com as ameaças anuais de suspensão da Operação Carro-Pipa?

É poder D+, obras D+, picuinha D+, blá-blá-blá D+ e cuidar das pessoas... quase nada.

Na hora certa direi o porquê alguém pegou a bandeira das barragens que, finalmente, devem sair do papel para que milhares de pessoas que residem na Zona da Mata, Vale do Paraíba, Região Norte e parte do Sertão não percam tudo (utensílios, casas e parentes) com as enchentes. A prioridade, pelo que estou acompanhando, é a construção da primeira barragem no Rio Canhoto, na cidade de Canhotinho (PE), que passa por São José da Laje, União, Branquinha, Murici e Rio Largo. Mas KD o planejamento? Por que não tornam público cada avanço?

Bem, ao que parece, a indústria da cheia deve sofrer um abalo significativo. Muitas famílias terão sossego no período do inverno, mas os gestores não terão o socorro das verbas federais no caso de catástrofe. A culpa das tragédias não é dos (as) prefeitos (as), diga-se de passagem.

Já a indústria da seca, ao que parece, segue firme e forte castigando o povo sertanejo e em parte do agreste. E isso porque tem chovido com frequência. Só que não há – ainda – a devida atenção para que o precioso líquido que cai do céu seja 100% aproveitado. É um crime o que os líderes políticos fazem com o povo carente DE ÁGUA das duas regiões.

Assim, mais uma vez, como acontece todos os anos, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está empenhada em assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa, que é vital para fornecer água às regiões afetadas pela estiagem no Semiárido e Agreste. Para que não falte água é imprescindível que os municípios façam novos decretos de emergência até o dia 05 de setembro, data em que os atuais decretos perderão a validade.

Uma nota da AMA diz que: “Caso não sejam feitos os novos decretos, a Operação Carro Pipa, realizada pelo Exército, poderá ser interrompida, comprometendo o abastecimento de água nessas regiões”.

E veja só: A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) alerta que “a qualidade da água disponível para consumo humano está em grave risco. Essa situação impacta não somente o consumo humano, mas também afeta a disponibilidade de água para animais, especialmente nas comunidades rurais”.

Minha solidariedade às famílias que residem em Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Ouro Branco e Traipú.

É cruel.

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.