Se faltava um outside com interesse na disputa para o Senado, agora não falta mais. O ex-prefeito do Pilar, Renato Filho, está disposto a ser o Novo, o Ponto Fora da Curva, na concorrida e emblemática disputa pelas duas vagas. Emblemática, porque os prováveis concorrentes de hoje não passam de “prováveis”, ao ponto de levantarem a possibilidade de (até) Renan Calheiros mudar o rumo para o Governo.
Está cedo para as decisões de todos: JHC, Renan Filho, Arthur Lira, Alfredo Gaspar de Mendonça, Davi Filho e, agora, Renato Filho. Tudo pode acontecer e essa é a brecha que os prováveis observam para dar o próximo passo.
Renato Filho sabe que, para federal, não seria prioridade em nenhum grupo. Esse é o preço que um outside paga. Por isso, caso mantenha e confirme (com a candidatura), Renato Filho será o fato novo que a política não esperava. A informação sobre o posicionamento ao Senado ouvi do Renato durante a semana e confirmei neste sábado.
A mudança de posicionamento faz todo o sentido. Ser candidato a federal certamente atrapalharia as bases casadinhas da deputada estadual Fatima Canuto, mãe do Renato. Os dois estão filiados no MDB, mas mantêm parceria política com Arthur Lira, que tem posicionamento para disputar o Senado.
É saber como Arthur Lira vai receber essa informação. Se ouvir o Lira (de Brasília) manterá o diálogo e incentivará pela dobradinha (pelo menos nas bases para Fátima Canuto). Se raciocinar como tem feito o Arthur (que faz a política local) é capaz de ligar e ser direto: que P... é essa, Renato? Essa é outra diferença que precisa ser ajustada.
Em tempo: Renato Filho, duas vezes vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito empreendedor e único alagoano a vencer o mesmo prêmio nacional, foi um divisor de águas como prefeito do Pilar. A cidade saiu do Mapa da Violência para o da excelência em resultados. Na hora do juízo final (dia da votação) faz toda a diferença.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.