OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de maio de 2025

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
22/05/2025 às 16:05

A emergência chegou em Alagoas...

... o dinheiro também vai chegar... em breve. Já a solução para o problema... sem previsão

Um trecho da canção do regueiro alagoano Paulo Luna, diz:

É sempre a mesma cantiga

É sempre a mesma canção

Muita riqueza pra poucos

Pra muitos desilusão

O povo vai caminhando

Sem rumo, sem direção...

Nesta quinta-feira o governador em exercício, Ronaldo Lessa, que já foi governador eleito e reeleito, assinou decreto reconhecendo situação de emergência em seis municípios, por conta das chuvas. Detalhe: Coqueiro Seco e Marechal Deodoro, nem rio têm para inundar ruas. Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres enchem pela ausência de drenagem e Rio Largo não foi pelo Rio Mundaú. Ou seja: os sinais de total carência de atenção assustam para o próximo inverno (mais uma vez).

O estado de emergência é para atender, segundo relatos dos prefeitos (as), cerca de 3 mil e 100 pessoas, sendo São Luís do Quitunde, a cidade mais castigada, com 1.974 pessoas.

Os prefeitos (as) terão 10 dias para montar a documentação e fazer o registro no Sistema Integrado de Informação Sobre Desastres. É protocolar e aguardar dinheiro e solidariedade dos que deveriam ter a mínima sensibilidade para evitar esse tipo de situação (sonhar é preciso).

O inverno se aproxima e mais uma vez vale a providencial letra de Paulo Luna:

É sempre a mesma cantiga

É sempre a mesma canção

Muita riqueza pra poucos

Pra muitos desilusão

O povo vai caminhando

Sem rumo, sem direção

Orar ou rezar para que Deus não mande tanta água para regiões ribeirinhas não faz sentido. Pedir carro pipa no sertão, também não.

E agora (e depois) quem poderá nos salvar? Só não espere pelo Chapolin Colorado.

Sem rumo, sem direção...

KD as barragens?

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.