Desde 1992, 22 de março é o Dia Mundial da Água. Foi instituído pela ONU, diante da necessidade urgente de manter esse recurso disponível a todos. Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, passaram a ser um direito garantido por lei.
Bem... direitos ao povo e garantia de lei ao mesmo povo são semelhantes ao enterro de anão; sabemos que existe, mas nem todos conseguem ver.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água há dez artigos. O 10º diz: “O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra”.
Planejamento, solidariedade, consenso e razão – que estão na declaração da ONU - são palavrinhas mágicas que têm vida apenas no papel, que tudo aceita.
No mundo real de milhares de Alagoanos água na torneira - ou até no poço - é sonho de uma vida. No Sertão, por exemplo, há 41 municípios com situação de emergência reconhecida por conta da seca e da paralisação da operação de carros pipa, bancada pelo Governo Federal.
O governador sabe disso, os prefeitos, senadores, deputados federais e os estaduais também sabem disso e até agora só pedido de socorro e a garantia de que a operação será retomada em breve. Isso é um genocídio coletivo, senhoras e senhores! O corpo humano precisa mais de água, que de comida. Blá blá blá uma ova!
A boa notícia para está terça-feira é que o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, vai enviar uma comissão de deputados estaduais para avaliar a gravidade da situação e - TOMARA – elaborar um projeto para que o Estado (que tem dinheiro em caixa) se antecipe à burocracia de Brasília para levar água ao povo sertanejo, o mais rápido possível.
Imaginar que nestes tempos de bonança do Estado e mais de 60km de Canal do Sertão circulando, pessoas não tenham água para beber... é surreal.
Ontem do o Dia Mundial da Água. Você sabia? Mas comemorar o quê?
#aguaparatodos
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.