Há coisas, situações e curiosidades
que só podem ser vistas e presenciadas em Alagoas. Muita gente não
sabe, mas o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares não está em
solo maceioense. Graças a 'luta' da ex-prefeita Vânia Paiva,
numa quebra de braços com o então governador Ronaldo Lessa, o
aeroporto está localizado em Rio Largo.
Com Alagoas seguindo na contramão da crise, ainda neste ano começarão as obras em mais dois aeroportos. Um em Maragogi e outro em Arapiraca. De um lado vai beneficiar e impulsionar a capital do turismo da região Norte. Do outro, a capital do Agreste e maior centro de distribuição do Estado. A capital de Alagoas continuará bela, mas sem aeroporto.
Prazo definido
A boa notícia
é que o tão propagado aeroporto de Maragogi está prestes a sair do
papel. O governador Renan Filho já avisou ao ministro Maurício
Quintella, dos Transportes, Portos e Aeroportos, que o projeto será
entregue ao ministério no dia 30 de agosto. Nos dois casos a participação do ministro do Turismo, Marx Beltrão, merece ser destacada.
Palavra dada, mensagem recebida e dias contados para novos voos no turismo da região Norte. Segundo os ministro Quintella, mesmo sem o projeto de Arapiraca finalizado, os recursos para os dois aeroportos estão garantidos dentro do programa federal de aviação regional.
No caso de Maragogi a primeira fase está praticamente concluída. É de responsabilidade do Estado a identificação da área, as licenças e o projeto. O passo seguinte será a assinatura do termo de compromisso, que é um convênio onde não há contrapartida financeira. A terceira etapa é a liberação dos primeiros repasses, para que o Governo de Alagoas conclua a licitação e a obra inicie ainda neste ano.
No caso de Maragogi um detalhe chama a atenção. É uma das cidades brasileiras que recebe mais turistas no Brasil, entre as cidades que não têm aeroporto. Bom para Maragogi e ótimo para os municípios da região.
Quanto ao projeto do aeroporto de Arapiraca o secretário Mozart Amaral não precisou data, mas garantiu que está dentro do prazo traçado junto à equipe técnica do Ministério.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.