OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
26/10/2016 às 06:30

Futuro presidente da AMA será do PMDB. É questão fechada

O novato Hugo Wanderley (prefeito eleito de Cacimbinhas) ou penta Marcelo Lima (prefeito eleito de Quabrangulo). Um deles será o próximo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Não é chute; não é blefe; é fato. O detalhe é que os dois são do PMDB e não há racha; há preferências.

Hugo conta com o apoio declarado do senador Renan Calheiros, que recebeu a caravana de prefeitos alagoanos na residência oficial, em Brasília. E Hugo fez as vezes, ao lado de Renan, a cada chegada. A preferência foi perceptível.

Já Marcelo Lima, que vai para o 5o mandato, é um mestre na articulação e conta com outros mestres na esteira. Foi assim que ele chegou à presidência do Consórcio Público para Geração de Energia Elétrica e Serviços Público, o CIGIP. A diferença entre os dois é que Marcelo transita em praticamente todas as siglas.

O PMDB já tem o Brasil, Alagoas, a Assembleia e manterá a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), da qual Hugo é presidente reeleito e terá a AMA de volta. Não é ganância, é estratégia e precisão.

Quem sabe jogar o jogo-jogado compreende que - na política - se joga para a frente. Ganhar e perder são consequências do jogo. As derrotas em Maceió e Arapiraca ficarão em 2012. O PMDB não anda para traz.

A entidade que representa os prefeitos é sólida; representativa, ativa e muito importante para os gestores. É bem verdade que famílias e grupos se apossaram das regalias do poder. A AMA também virou um cabide de emprego e isto incomoda quem fica de fora.

Para não dizer que não falei das flores, fala-se em Beltrão, de novo; comenta-se, também, em Pauline Pereira (prefeita de Campo Alegre), num acordo com Beltrão. Rosiana (prefeita eleita de Piaçabuçu), também do PMDB, aboliu o sobrenome Beltrão e corre por fora, mas dificilmente retornará à presidência. Pauline é PSDB e os tucanos vão ter que engolir essa.

Que fique bem claro que a eleição da AMA não será só mais uma. Não se trata de manter junto ou espalhar. As eleições majoritárias de Maceió e Arapiraca mudarão o xadrez político para 2017. Sim, porque 2018 vem depois – é preciso que os desavisados entendam assim.

Se a eleição da AMA for por aclamação, como tem sido nos últimos anos, tem acordão no ar. Se tiver embate, teremos disputa em 2018 e não será só Renan Filho (PMDB) x Rui Palmeira (PSDB).

Marcelo ou Hugo. Não há outro caminho. O jogo já está jogado.    


LEIA TAMBÉM

Cícero Almeida será derrotado pelo critério da exclusão 

“Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Proximidade com Cunha faz Maurício Quintela ganhar segundos de fama na Globo 

2017: Eles estarão de volta, no próximo capítulo de 'O Mais Do Mesmo' 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.