Eis que mais um ano vai chegando ao seu final e com ele o futebol vai deixando novos legando e aprendendo novas lições. Esse não é o esporte mais apaixonante do mundo por nada, ele faz você viver da alegria para tristeza em segundos e tudo muda muito rapidamente, com algumas situações sendo bem complicadas de explicar.
Isto posto, o futebol brasileiro passou por situações que precisam de uma evolução e que já vão exigir uma reposta rápida em 2025. Nossa Seleção não está bem, teremos um Super Mundial de Clubes e um calendário para lá de apertado. Podemos chegar ao final do ano bem mais preocupados do que estamos terminando esse.
Tenho minhas dúvidas se a CBF realmente entende que dentro de campo tem muita coisa para evoluir. A instituição parece seguir achando que distribuir grandes prêmios e arrebentar nas mídias sociais já é suficiente, futebol é só um detalhe.
Brasil vai mal nas eliminatórias e em março, quando a competição volta, teremos simplesmente Colômbia e Argentina pela frente. A Argentina, em Buenos Aires, com os Hermanos loucos para nos fazer passar um sufoco na briga por uma vaga na Copa. Dois maus resultados aqui, e sinceramente não se o trabalho do Dorival Jr continua e com o agravante de que não sei se a CBF sabe qual o próximo passo.
No cenário dos clubes, vem aí o Super Mundial. Olhando assim, ainda a distância, parece uma competição que vai ser interessante de ver e que pode ter vindo para ficar. Agora, sua presença altera e muito o nosso calendário e se você já achou que faltou tempo para descansar entre um jogo e outro, esse ano será pior ainda.
E qual será o impacto de um mau desempenho dos nossos clubes no Mundial. Eu não sei o que vai acontecer, podemos ter dois indo longe, podemos não ter nenhum passando nem da primeira fase. Mas, como a CBF vai entender os resultados nessa competição, tem haver com o desempenho dela, ou ela acha que não tem nada haver com isso, afinal de contas distribui muitos prêmios, arrebenta nas mídias sociais e etc. e etc.
Eu não tenho a menor ideia do que vai acontecer. Mas, espero que desde já a CBF tenha um plano para todos os cenários e em especial no caso da Seleção Brasileira, que já faz algum tempo que não joga bola.
2025 será um ano de desafios, mais de grandes feitos do que de aprendizados, isso ficou a cargo de 2024. Agora queremos resultados e o recorte do que vimos recentemente preocupa bastante, sorte que no futebol tudo muda rapidamente!
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.