2025 está chegando e para quem ama futebol vai se aproximando o dia que voltaremos a ver os clubes tupiniquins em ação, em especial os alagoanos. Temos tudo para ter um calendário repleto de emoções, são muitos campeonatos e todos com direito aquela bipolaridade brasileira dos dias modernos, ganhou é incrível, perdeu é terrível.
Mas, dentro de olhares que podemos ter para o ano que vem, quero destacar duas situações que iremos constatar pela primeira vez e que vai bagunçar o ano de uma forma que ainda não sei definir, se vai ser bom ou ruim, mas que eu pelo menos estou curioso.
A primeira será a realização de um mundial de clubes como se fosse uma Copa do Mundo. Serão 32 equipes, oito grupos, times de todos os continentes e alguns brasileiros envolvidos nessa nova empreitada do futebol. Para poder se jogar nesse formato, o nosso calendário vai ficar um pouco bagunçado e durante a realização do Super Mundial de Clubes, os campeonatos por aqui vão parar. Para isso, um verdadeiro achatamento será feito e vamos ter estaduais terminando em março, Brasileirão começando em abril e por ai vai
Outro detalhe importante é se essa competição vai pegar, sobretudo entre os europeus. Se eles não gostarem ou algo parecido, pode ser que esse campeonato tenha vida curta, mesmo sendo um desejo especial do atual presidente FIFA. Eu, particularmente, estou bem curioso para ver como ser, até porque vai mostrar realmente o tamanho da diferença e poderio do futebol disputado entre clubes, ainda mais com tantos times europeus envolvidos.
Outro fator para ficarmos ligados em 2025, será a nova forma de acompanhar o Campeonato Brasileiro na TV. Temos novos direitos de mídia sendo estabelecidos, e a Série A vai ter jogo sendo transmitido em diversas plataformas e vamos ter que caçar onde vai passar a partida, qual canal, aplicativo ou streaming que determinado clube irá jogar.
Temos duas ligas de clubes, a Libra e Liga Futebol Forte, que possuem acordos de mídias diferentes e dependendo do mandante, o jogo vai ter um canal em particular para ser transmitido. Como será a primeira vez que iremos passar um Brasileirão sem estar totalmente na Globo e no Premiere, como telespectador também estou bem curioso.
Na questão financeira, temos acordos diferentes e só vamos saber com o tempo o quanto cada acordo valeu a pena para os clubes. É bom ressaltar que a Série B, ainda não tem um modelo de transmissão definido e onde vai passar os jogos do CRB, ao menos para mim, ainda é um mistério.
Ai vem os desafios dos clubes alagoanos ao longo do ano, espero que com menos sofrimento. Seleção Brasileira com grandes e decisivos confrontos já para março, Libertadores, Copa do Brasil e por aí vai.
2025 promete, para quem ama futebol então, tem tudo para ser ainda mais divertido.
Um Feliz Ano Novo!
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.