OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Colunistas

Roberto Boroni Roberto Boroni
Jornalista de formação e que tem a crônica esportiva no coração. Ex-assessor de comunicação do CRB, Vivi de perto a Série B para saber que ela pode ser tudo, menos fácil!
08/09/2021 às 08:17

Conhece o GABA? Em alto nível, será um importante aliado do Galo nesta reta final da Série B

Foto: Douglas Araújo Foto: Douglas Araújo

Os jogos vão passando e a cada novo resultado positivo o CRB vai se aproximando de um feito que ele merece faz tempo: conseguir o acesso para a Série A. Os números já apontam que o Galo possui quase, aproximadamente, 70% de chances de estar na Primeira Divisão em 2022. E a expectativa gerada não vem só das probabilidades, também é provocada pelo bom e regular futebol que o time regatiano vem apresentando, afinal de contas já são onze jogos de invencibilidade. Com isso, vemos nas mídias sociais um misto de alegria, euforia e, sobretudo muita ansiedade a cada nova rodada. E aí que entra o nosso herói, o ácido gama-aminobutírico, o "famoso" GABA.

O GABA é o principal neurotransmissor inibitório do cérebro, tendo o papel de acalmar os nervos do sistema nervoso central. Altos níveis de GABA melhoram o foco mental e o relaxamento; por outro lado, baixos níveis vão provocar algo que pode e muito atrapalhar o caminho alvirrubro nesta reta final de Série B, a danada da ansiedade.

Então, dei esse arrodeio embalado por um neurotransmissor, para que o torcedor do CRB e todos que trabalham no clube consigam manter o nível de GABA lá no alto. Pelas minhas humildes contas, o Galo está a sete vitórias e um empate do acesso, porque creio que com 62 a Série A será alcançada.

Conquistar 22 pontos até o final da Série B, não representa nem 50% de aproveitamento dos pontos que ainda serão disputados. Mas, com a experiência de quem viveu vários Campeonatos Brasileiros por dentro, essa pontuação está longe de ser fácil de ser conquistada, porque quanto mais perto do final, mais difícil os jogos ficam, sejam lá quais os objetivos que cada adversário do Galo terá na competição;

O que vemos nas mídias sociais, em especial nos grupos de ZAP, são muitos torcedores vivendo esse momento com muita euforia, tratando quase como certo o acesso. Eu não estou aqui para ensinar ninguém a torcer, cada um torce e age da maneira que lhe for mais confortável. Eu, já sou um fiel adepto de que calma e canja de galinha não fazem mal.

O CRB faz uma belíssima campanha, o time está encaixado e hoje é muito difícil superar os comandados de Alan All. Conheço muita gente que hoje trabalha no CRB, e sei da seriedade e do quanto estão trabalhando sem deixar baixar o nível de concentração, todos no Galo sabem que cada nova rodada será uma batalha e cada ponto conquistado fará diferença lá na frente.

Virão dois jogos em casa, Goiás e Vasco, que podem posicionar o Galo muito bem nessa briga por uma das quatro vagas para a Série A. Sejam quais forem os resultados, ainda assim o CRB seguirá firme no bloco da frente, mas é fundamental manter o nível do GABA lá no alto, porque ter equilíbrio nas vitórias e nas derrotas, pode ser um fator decisivo.

Não se enganem, o caminho regatiano está longe de ser fácil, muitos podem não querer ver um time alagoano “roubar” a vaga de tantos gigantes que estão na Série B. A ansiedade para o acesso está alta, mas como todos vão lidar nos momentos de dificuldade, em especial o torcedor, que vive em um 8 ou 80 eterno, podem trazer a calma que o clube vai precisar para encarar as muitas adversidades que ainda virão.

É aquela coisa, GABA lá no alto, vai ajudar a manter o foco e a ansiedade nos níveis certos.

No papo reto, por favor não me venham com depressão e frustração porque o CRB passe, por acaso, duas rodadas sem ganhar. O time está no caminho certo, nível do GABA está no ideal, mesmo que falar nele seja só uma forma diferente de pedir “Mantenham a calma, pelo amor de Deus!

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.