OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 09 de maio de 2024

Colunistas

Roberto Boroni Roberto Boroni
Jornalista de formação e que tem a crônica esportiva no coração. Ex-assessor de comunicação do CRB, Vivi de perto a Série B para saber que ela pode ser tudo, menos fácil!
10/12/2022 às 06:32

Entrada do Fred é aquele molho que dá assinatura ao prato do chef. Parabéns, Tite, o gosto dessa derrota será inesquecível

Foto: Lucas Figueiredo/CBF Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nunca vou deixar de ressaltar a importância que o processo tem na condução do trabalho em uma equipe de futebol. Na Seleção, não nego que existiu, Tite aplicou o seu processo ao longos dos anos e o ;Brasil tinha sim um padrão de jogo. Mas, isto posto, o que fica de verdade é que o treinador brasileiro falhou em momento decisivos e mais importante do que o processo, é o resultado final. E isto, o Tite não teve e para piorar, a eliminação de ontem contra a Croácia cai muito na conta dele.

Tite já anunciou que não continua mais no cargo. Única decisão acertada dele ontem,  infelizmente. Duas Copaa do Mundo sem ao menos chegar na semifinal é fracasso e não se discute mais isso.

Tomamos um baile tático dos croatas. O meio de campo sempre foi uma área melhor povoada por eles, sobretudo no primeiro tempo. Fomos uma equipe passiva,  onde por algum motivo, Richarlisson não conseguiu fazer a pressão na saída de bola dos adversários e nem se movimentar para abrir para os espaços entre as linhas dos rivais. A falta de pressão, fez com que a Croácia ficasse cozinhando o jogo, tocando passes sem pressa e deixando o Brasil longe da sua área. Porque não saímos com tudo para cansar uma equipe que vinha de prorrogação? Porque fazer tantas trocas do tipo seis por meia dúzia? Porque estávamos com o time todo no ataque, ganhando o jogo e faltando cinco minutos para a prorrogação acabar?

A entrada de Fred no jogo foi o símbolo de morrer abraçado com uma ideia. Teremos uma seleção que vão todos ser muito amigos, mas vão olhar para o passado (muito deles) e vão se lembrar de que poderiam ter sido campeões mundiais.

Decepção grande. Foi um combo de erros, mas o comandante desse navio tem que ser o principal culpado pele seu afundamento. Até porque, na coletiva Tite não admitiu os erros que foram vistos durante o jogo, apenas quis ficar com o carimbo de culpado porque o cargo lhe impõe isso.

Porque deixou Neymar para último nos pênaltis, quando precisávamos de algo anímico naquele momento? De novo, morreu abraçado com suas ideias e zero de autocrítica.

Ainda dói, é terrível sair de uma copa em um jogo ganho, para um adversário mais fraco e que só teve o mérito de jogar nos nossos erros.

Agora é esperar mais três anos e meio por outra Copa do Mundo. Que sábado com gosto de segunda-feira, difícil perdoar o senhor, seu Tite!

Só me resta torcer contra a Argentina, mas até isso está difícil!!! Que sexta para esquecer! 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.