OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de maio de 2024

Colunistas

Roberto Boroni Roberto Boroni
Jornalista de formação e que tem a crônica esportiva no coração. Ex-assessor de comunicação do CRB, Vivi de perto a Série B para saber que ela pode ser tudo, menos fácil!
22/05/2023 às 07:25

Até quando La Liga e a FIFA vão ser omissos e coniventes contra os absurdos cometidos contra Vini Jr?

Foto: Reprodução Internet Foto: Reprodução Internet

Neste final de semana assistimos, mais uma vez, com assombro um estádio que envolve La Liga proferindo ofensas racistas contra Vinicius Jr. Dessa vez foi o Mestalla, em Valência, que deu uma triste foto 3x4 da sociedade em que vivemos e, infelizmente, parece que vai dar em nada. Essa situação contra o atacante brasileiro já passou dos limites do razoável, criar hashtags e faixas de apoio não é mais o suficiente, chegou a hora de dar um basta. Ou La Liga toma providência, ou para mim Vini Jr. deveria deixar essa competição e mudar de ares, levar seu brilhantismo para onde ele seja respeitado de verdade.

O mundo do futebol se uniu, nesse domingo, em especial no futebol brasileiro, depois que o atacante do Real Madrid foi alvo claro de ofensas racistas por parte da torcida do Valência. Clubes brasileiros, CBF e personalidades do País, do Presidente da República a grandes nomes da música e da arte, mostraram sua indignação com mais um gesto abominável por parte de um público na Espanha contra Vinicius Jr.

Não nos cabe aqui querer fazer uma análise da sociedade espanhola, eles que devem discutir o que anda acontecendo por lá. Até porque, não vamos ter a cara de pau de achar que racismo é coisa deles, não! Por aqui, vivemos com esse problema na nossa cara, diariamente, e precisamos sempre debater e continuar lutando contra esse mal. Agora, o que vem passando Vini Jr. a cada jogo como visitante em La Liga, com ofensas do público e até de outros jogadores, como se ele foi fosse o inimigo de algo que não entendemos. É pecado driblar? É pecado sorrir jogando futebol? É pecado ser irreverente e dançar para comemorar os gols? A cada jogo do Real fora de casa, Vinicius é caçado em campo, agredido muitas vezes, ofendido quase sempre e para o nosso espanto, quem vai expulso é ele!

Se um clube da grandeza do Real Madrid, o maior da história, não consegue se posicionar com dureza diante desses fatos, estamos realmente com problemas. Tem que parar o jogo, sair de campo, fazer o que for, mas do jeito que está não pode ficar. O técnico Carlo Ancelloti já deu um sinal na entrevista coletiva após o jogo de alguma reação do clube. Se recusou a falar de futebol, até porque o jogo ou resultado já eram o de menos, porque não tem como ficar tranquilo vendo as imagens do jogo de ontem, revolta e entristece qualquer um.

A dona FIFA precisa se posicionar com dureza. Até agora, só ações paliativas e que ficam muito bonitas nas mídias sociais. Ao ver o que aconteceu neste domingo, se algo não for feito de verdade, no mundo real, vamos seguir nos indignando e gritando aqui de longe, o que é muito pouco.

Por isso, se La Liga seguir fingindo que se preocupa com o racismo, abrindo protocolos inúteis e vendo parte da imprensa espanhola tentando passar pano para algo indefensável, não vejo outro caminho que não seja Vinicius Jr ir para outro país. Um atleta não pode ficar sendo alvo de um ambiente tão hostil, onde ele é o vilão a cada nova visita. Tem algo de muito errado nisso!!

Nas imagens horrendas de ontem, em um momento, ficou a sensação de que Vinicius chorou em campo. Um garoto de habilidade únicas, que está tendo uma força mental absurda. Não tenho certeza se ele chorou, mas se o fez, pode ter certeza que foi junto comigo e outros milhões de brasileiros.

Foi duro de assistir tudo aquilo...e ele ainda foi expulso de campo. Está tudo errado e até gritar daqui já está cansativo, imagine para o Vinicius Jr que é a vítima disso tudo. Ele apontou com força para os culpados, daqui apontamos juntos, daqui sofremos como deu para sofrer e se depois disso nada mudar, La Liga é conivente, o Real Madrid é omisso e nós como civilização continuamos dando passos para trás...

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.