OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
22/09/2017 às 01:45

Quintella apresenta novo programa de concessões em Nova Iorque

Novo programa de concessões é apresentado por Quintella em Nova Iorque Novo programa de concessões é apresentado por Quintella em Nova Iorque

Nesta quarta-feira (20/9), o ministro dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA), Maurício Quintella, foi um dos palestrantes do seminário “Brazil: The Road Ahead” (Brasil: a estrada à frente), organizado pelo grupo de mídia do jornal Financial Times, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. O painel “Oportunidades de Investimento nos Setores de Transportes, Energia, Petróleo e Gás” contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, secretário-geral da Presidência, Moreira Franco, e do presidente da Petrobrás, Pedro Parente.

Para assistir a palestra na íntegra, clique aqui.

Durante o debate, o ministro Maurício Quintella agradeceu a oportunidade de mostrar ao público o momento que o Brasil passa, do ponto de vista econômico e de infraestrutura. Segundo ele, o governo trabalhou ao longo do último ano para criar um programa que desse garantia e segurança jurídica aos futuros investidores. Além disso, o poder público trabalhou, inicialmente, para resolver problemas da gestão anterior, onde as concessões tinham uma modelagem “mais voltada para a ideologia do que para a aritmética”.

“Nós mudamos essa metodologia, conversamos com o setor produtivo, viajamos o mundo inteiro e remodelamos todos os modais para que os investimentos em transportes tivessem um modelo atraente que garantisse segurança jurídica e previsibilidade aos investidores”, explicou o Quintella.

O ministro também falou a respeito do novo programa de concessões do governo federal, o Projeto Crescer, incluído no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que desde sua criação já realizou três reuniões e apresentou o portfólio de projetos para concessão à iniciativa privada. Na área de transportes, ao todo, são 69 projetos dentre aeroportos, portos, rodovias e ferrovias.

Para ele, um exemplo do sucesso do trabalho pode ser visto no resultado dos leilões de portos e aeroportos, que foram extremamente bem sucedidos. De acordo com o titular da Pasta, ao contrário do que aconteceu no passado, o atual governo lançou um programa de concessão ousado e bastante enxuto. “O governo brasileiro tomou um conjunto de medidas e cuidados para que o programa tivesse garantia e confiança que o mercado precisa, com projetos duradouros que vão contribuir para a aceleração da infraestrutura brasileira”, afirmou Quintella.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.