OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de outubro de 2021

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
22/06/2016 às 10:31

Projeto de Marx assegura provadores adaptados para cadeirantes em lojas de roupa

Projeto de Marx assegura provadores adaptados para cadeirantes em lojas de roupa Projeto de Marx assegura provadores adaptados para cadeirantes em lojas de roupa

O deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) apresentou um projeto de lei que amplia os meios de acessibilidade a pessoas com deficiência. O PL 5593/16 torna obrigatória a disponibilidade de provador adaptado a cadeirantes em lojas de roupa. O objetivo da medida é ampliar a inclusão social e também evitar constrangimentos a deficientes físicos na hora de experimentar as peças que pretendem adquirir. 

O parlamentar alagoano explica que os provadores individuais não têm as condições necessárias para atender quem depende de uma cadeira de rodas para se locomover. “As dimensões são reduzidas mesmo para pessoas sem deficiência e, portanto, completamente inviáveis para as pessoas com deficiência”, argumenta.

Segundo a proposta, os provadores adaptados precisam seguir as normas previstas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Marx avalia como questão de “dignidade” a disponibilização dos espaços adaptados.

“É necessária inclusão das pessoas com deficiência em uma vida normal como a de qualquer cidadão. O projeto será um grande avanço no estabelecimento do direito de inclusão das pessoas com deficiência. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2021 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.