OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
16/11/2020 às 20:05

MDB elege 37 prefeitos em Alagoas, seguido do PP com 29

Ziane Costa, eleita prefeita em Delmiro Gouveia Ziane Costa, eleita prefeita em Delmiro Gouveia

O MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em Alagoas nas eleições deste domingo, 15. O segundo partido que mais elegeu foi o PP. Liderado em Alagoas pelo governador Renan Filho e pelo senador Renan Calheiros, o MDB saiu das urnas com um total de 37 prefeitos eleitos, além de ter levado o candidato Alfredo Gaspar ao segundo turno em Maceió. 

Com 29 prefeitos, o PP, que tem entre seus maiores lideres no estado, o deputado federal Arthur Lira e seu pai, o ex-senador Benedito de Lira, que foi eleito prefeito da Barra de São Miguel, foi o segundo partido que elegeu o maior número de prefeitos no Estado. O terceiro partido com mais prefeitos eleitos é o PTB, presidido pelo deputado estadual Antônio Albuquerque. O partido elegeu 12 prefeitos.

Na sequencia aparecem o PSD com quatro prefeitos, o PSB, PL e PSC com três prefeitos cada; o PSDB, Republicanos e o DEM com dois prefeitos cada; Cidadania, Podemos e PT, elegeram apenas um prefeito cada na eleição deste domingo. O MDB elegeu prefeitos nos principais colégios eleitorais de Alagoas, como União dos Palmares, Areski Freitas; São Miguel dos Campos; George Clemente e em Delmiro Gouveia, com Ziane Costa.

O partido foi vitorioso ainda em Santana do Ipanema com Christiane Bulhões e em Marechal Deodoro, com Cláudio Filho, o Cacau. A eleição municipal deste domingo, 15, pode ser vista como o ponto de partida para a disputa estadual em 2022. Na eleição vindoura, o governador Renan Filho não poderá disputar um novo mandato e consequentemente terá que começar a trabalhar um nome para sua sucessão já a partir do resultado do segundo turno em Maceió.

A disputa na capital será entre Alfredo Gaspar e o deputado federal JHC, do PSB.



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.