OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
04/03/2021 às 14:10

Prefeito Cacau anuncia novas medidas para conter Covid em Marechal

Procurador Alessandro Peixoto, prefeito Cacau e secretária Tânia explicaram novas medidas de restrição Procurador Alessandro Peixoto, prefeito Cacau e secretária Tânia explicaram novas medidas de restrição

A prefeitura de Marechal Deodoro vai endurecer a luta contra a proliferação da Covid-19 no município. Durante coletiva nesta quinta-feira, 4, o prefeito Cláudiio Filho, Cacau (MDB) anunciou novas medidas de restrição para conter o avanço da doença em Marechal. Uma das medidas será o funcionamento dos bares, restaurantes, lojas de conveniências, entre outras, somente até às 22 horas. Também entra em vigor o toque de recolher a partir das 22 horas.

O decreto contendo essas medidas será publicado no Diário Oficial do município nesta sexta, 5. Inicialmente terão validade por 15 dias, mas dependendo dos resultados, elas poderão ser prorrogadas. De acordo com o prefeito Cacau, o número de casos da Covid em Marechal teve um aumento assustador a partir de dezembro do ano passado, quando foram registrados 241 casos. Em janeiro e fevereiro, o número de casos subiu para 308 e 359, respectivamente.

Somente após o período de carnaval, foram registrados mais de 150 casos em Marechal. O decreto determina ainda a redução na capacidade de pousadas, hotéis, igrejas. Quem não cumprir a determinação será passível de receber multas, cujos valores serão definidos no decreto a ser publicado. Os espaços de lazer como campos e quadras esportivas serão fechadas durante o período de validade do decreto, segundo explicou o prefeito Cacau.

“Conversamos com os segmentos para definir o decreto e enfrentarmos junto essa pandemia, para isso esperamos contar com o apoio dos empresários e da população”, disse Cacau. A fiscalização dessas medidas será feita em conjunto com a Polícia Militar e demais forças de segurança do município. O prefeito explica ainda que o objetivo não é impedir que os estabelecimentos funcionem. “Queremos apenas unir forças nesse sentido”, frisou.

Na educação, a rede municipal retomará o calendário de aulas a partir do dia 22 deste mês, mas de forma remota.  Marechal apresenta o maior número proporcional de casos da Covid em Alagoas por grupo de 100 mil habitantes. Até agora já foram registrados mais de 3.700 casos da doença, com 47 mortes. O pico de foi em junho de 2002 com o registro de 922 casos. Semanalmente o comitê de gestão terá reuniões para definir novas medidas para conter a doença, caso elas sejam necessárias.

Além do prefeito Cacau, participaram da coletiva a secretária municipal de Saúde, Tânia Queiroz e o procurador-geral do município, Alessandro Peixoto.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.