OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
24/01/2017 às 23:05

Renan recebe pauta de reivindicações de pequenos agricultores alagoanos

Renan recebe pauta de reivindicações de pequenos agricultores alagoanos em reunião na sede do PMDB Renan recebe pauta de reivindicações de pequenos agricultores alagoanos em reunião na sede do PMDB

Mais apoio para a agricultura familiar, produtores de arroz da região do Baixo São Francisco e uma maior assistência técnica através de órgãos governamentais. Essas foram algumas das reivindicações apresentadas por representantes dos três setores ao presidente do Senado, Renan Calheiros durante uma reunião na sede do PMDB em Maceió, nesta segunda-feira, 23.  Uma pauta foi entregue ao senador que pretende discutir o assunto em nova reunião.

Sobre a questão dos produtores de arroz nos perímetros irrigados de Boacica (Igreja Nova) e Itiuba (Porto Real do Colégio), representantes da categoria informaram a Renan que uma das maiores dificuldades que encontram, é a não emissão da nota fiscal pelo posto fazendário da região, o que dificulta a venda do produto em Alagoas. Eles pediram a Renan para que viabilize junto ao governo do Estado a compra de parte da produção para a merenda escolar.

A mesma reivindicação foi apresentada por representantes dos agricultores familiares da região de Arapiraca. Eles se queixam da falta de apoio e assistência técnica para melhorar a produção, bem como solicitaram ao senador sua intermediação para que pelo menos 30% do que produzem seja adquirido pelo governo estadual, também para a merenda escolar. De acordo com eles, a falta de apoio prejudica diretamente cerca de cinco mil famílias.

Sobre assistência técnica, representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agrícola e Ambiental de Alagoas (Sindiagro), denunciaram que técnicos da antiga Emater colocados à disposição da Carhp, estão sendo demitidos e que para suas vagas são contratados bolsistas, muitos ainda sem experiência para prestar o serviço. Os profissionais demitidos têm mais e 30 anos de serviço, alguns faltando pouco tempo para se aposentarem.

Um dos participantes da reunião, o presidente da Capial, Francisco de Souza Irmão (Chico da Capia) defendeu ainda a intermediação do senador Renan Calheiros junto ao governo do Estado para que seja avaliada a possibilidade de recursos do Fecoep serem repassados a Desenvolve (agência de fomento) para que possam ser emprestados aos agricultores familiares com juros menores do que os cobrados por instituições bancárias oficiais.

Ao final da reunião, o senador Renan garantiu total apoio para que as reivindicações sejam avaliadas e prometeu marcar novos encontros a partir do mês de fevereiro - quando deixa à presidência do Senado -, para ampliar a discussão sobre os pedidos feitos pelos representantes das categorias. A reunião teve ainda a presença do presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL), João dos Santos.

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.