OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
29/08/2021 às 17:29

Renan, Lira e Isnaldo Bulhões entre os cabeças do Congresso

Deputado Isnaldo Bulhões é estreante na lista do Diap Deputado Isnaldo Bulhões é estreante na lista do Diap

Mais uma vez Alagoas é destaque em uma edição do prêmio "Cabeças” do Congresso", do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Entre os senadores e deputados federais alagoanos, três aparecem na lista desse ano: o senador Renan Calheiros e os deputados Arthur Lira [atual presidente da Câmara] e Isnaldo Bulhões Júnior, líder do MDB na Câmara dos Deputados. No quarto mandato como senador, Renan aparece na lista entre os “cabeças” pela 25ª vez. É o segundo parlamentar que mais vezes apareceu na relação do Diap ao longo das 28 edições, cuja série começou em 1994 – antes do primeiro mandato dele no Senado.

A atuação de Renan como relator da CPI da Pandemia criada pelo Senado para investigar omissões do governo Bolsonaro no combate ao Covid-19, fez com que o ex-presidente do Congresso fosse mantido na lista do Diap. Mas, a surpresa maior na lista pode ser a presença do deputado Isnaldo Bulhões. Estreante no mandato de deputado federa [foi eleito para o cargo na eleição de 2018], Isnaldo ganhou destaque logo no início da legislatura quando foi eleito suplente da então Mesa Diretora presidida na época pelo deputado Rodrigo Mais (RJ). O segundo passo dado foi agora em 2021 ao ser escolhido para liderar a bancada do MDB na Câmara Federal. Ele foi escolhido para constar na lista por suas habilidades como negociador.

Já Arthur Lira tem mais tempo de mandato, atualmente está em seu terceiro mandato e ganhou notoriedade ao ser eleito para comandar a Casa no início deste ano. Ele aparece na lista pela quinta vez e atualmente é um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pela posição que ocupa em nível federal.

Em seu perfil pessoal do Instagram, o deputado Isnaldo Bulhões ressaltou a importância de ter sido escolhido como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. "Pessoal, notícia ótima que acabo de receber! Fui selecionado junto a alguns dos meus pares, como um dos parlamentares mais influentes do #CongressoNacional em 2021. Isso é resultado de muita determinação, disposição em dialogar e principalmente equilíbrio e coerência das ideais. Eu agradeço a cada alagoano que depositou seu voto de confiança acreditando que podemos construir juntos um estado cada vez mais justo e eficiente. Vamos em frente!", publicou ele.

Critérios

Os “Cabeças” do Congresso são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão, entre outras. 


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.