OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
28/05/2017 às 22:34

Que dessa vez a ajuda não demore tanto como foi em 2010

Presidente Michel Temer veio verificar de perto a situação das enchentes em Alagoas. (Foto: Pei Fon) Presidente Michel Temer veio verificar de perto a situação das enchentes em Alagoas. (Foto: Pei Fon)

A vinda do presidente Michel Temer (PMDB) a Alagoas nesse período de chuvas é uma atitude louvável. Temer de maneira até surpreendente esqueceu dos graves problemas que enfrenta em Brasília para vir ao Estado neste domingo, 28, acompanhado dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB) e da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM) com a intenção de verificar in loco a difícil situação que Alagoas já enfrenta com as chuvas constantes que caem desde domingo passado, 21.

E que a exemplo de 2010, a ajuda federal dessa vez não demore tanto. Todos devem lembrar dos tristes episódios ocorridos em 2010 quando da enchente que deixou mais de 30 mortos e mais de 20 mil famílias desabrigadas. Na época, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Alagoas e garantiu ajuda federal suficiente para recuperar todos os prejuízos. Mais o que se viu naquela época foi uma grande burocracia que emperrou por muitos meses a liberação dos recursos emergenciais prometidos.

A situação por enquanto não é tão grave quanto a de 2010, mas as ações de governo são necessárias desde já para proteger as diversas famílias já afetadas pelas chuvas em Alagoas, principalmente em cidades como Marechal Deodoro e Maceió. Temer tão logo desceu do jatinho presidencial se reuniu com o prefeito da capital, Rui Palmeira e o governador Renan Filho. Prometeu ajuda  através de recursos da Defesa Civil nacional, que irá se inteirar sobre as necessidades do Estado e dos municípios.

Só não deve demorar [o presidente] para liberar esses recursos e que eles cheguem logo ao Estado para recuperação dos prejuízos, diferentemente do que ocorreu em 2010. Na comitiva de Temer, estavam os ministros alagoanos Marx Beltrão (Turismo) e Maurício Quintella (Transportes e Aviação Civil) que conhecem muito bem as necessidades dos alagoanos e dos municípios atingidos. Além deles, veio também o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. 

As cidades mais atingidas pelas chuvas são Marechal Deodoro, Atalaia, Maceió e São Miguel dos Campos, mas em várias partes do Estado, os prejuízos causados começam a ser contabilizados e repassados para a Coordenação de Defesa Civil. Várias entidades, a exemplo da Associação dos Municípios Alagoanos, estão se mobilizando para angariar alimentos e agasalhos para distribuir aos desabrigados.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.