O governador Renan Filho (PMDB) seria reeleito no primeiro turno, caso a eleição fosse realizada hoje. Esse é o cenário apresentado na primeira pesquisa eleitoral registrada em Alagoas neste ano de 2018 pela empresa TDL Pesquisa & Marketing e divulgada nesta quarta-feira, 16, no portal CadaMinuto. A pesquisa mediu a intenção de votos dos alagoanos para o governo de Alagoas e presidente da República.
De acordo com a pesquisa estimulada [onde é apresentado ao eleitor uma lista com nomes de prováveis candidatos], Renan Filho lidera com 45% das intenções de votos. O atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) aparece com 12% e o deputado federal JHC (PSB) soma 9% das intenções de votos. Indecisos somam 15%; brancos e nulos somam 19%. Renan Filho também lidera a pesquisa em todas as regiões do Estado, inclusive na capital alagoana.
No cenário apresentado para presidente da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com 53%, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro com 10%. De acordo com a TDL, o trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com 1.068 eleitores com 16 anos ou mais em 52 municípios durante os dias 12, 13 e 14 de Janeiro de 2018, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 10,0% das entrevistas.
A pesquisa apresenta um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,0% para os resultados gerais.
Avaliações positivas
Na avaliação das respectivas gestões, Renan Filho e Rui Palmeira aparecem tecnicamente empatados. O governo Renan Filho é aprovado por 58% da população alagoana, enquanto o governo Rui Palmeira tem 55% de aprovação dos maceioenses. A pesquisa está registrada no TRE sob o número AL-05922/2018. Nesta quinta, 18, o portal CadaMinuto divulgará as intenções de votos para o Senado, deputado federal e estadual.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.