Pelo menos 70% das causas de cegueira e grave comprometimento visual infantil são previsíveis ou possuem tratamento efetivo. Contudo, o Conselho Brasileiro de Oftalmologias estima que atualmente, no Brasil, 25 a 30 mil crianças estão cegas por doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente. A atitude para reverter este quadro exige cuidado desde os primeiros anos de vida.
Neste sentido, a Assembleia Legislativa de Alagoas começa a analisar projeto de lei, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (PSD), que autoriza o Poder Executivo a realizar exame de vista na criança que ingressar no sistema de ensino público do Estado. Pelo projeto, as escolas públicas do Estado, no ato da matrícula das crianças, encaminharão á sua respectiva diretoria regional de ensino a relação dos alunos que apresentarem alguma necessidade visual.
“A evasão escolar e o baixo rendimento também estão associados, segundo o Ministério da Educação, na falta de identificação de problemas na visão da criança. Por essa razão é que o presente projeto de lei prevê a obrigação do primeiro exame oftalmológico completo em todas as crianças que ingressarem nas creches ou nas escolas públicas”, destacou Gilvan Barros Filho.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.