OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Roberto Lopes Roberto Lopes
Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado
27/01/2022 às 18:32

Projeto institui o mês de conscientização, enfrentamento e combate á violência obstétrica

Projeto de lei é de autoria da vereadora Olívia Tenório (Foto: Assessoria) Projeto de lei é de autoria da vereadora Olívia Tenório (Foto: Assessoria)

A vereadora por Maceió, Olívia Tenório protocolou na última semana, um projeto de lei que vai instituir o mês de conscientização, enfrentamento e combate á violência obstétrica, além de garantir a divulgação por parte dos estabelecimentos hospitalares público e privado, visando a proteção das gestantes e das parturientes contra essa violência.

A parlamentar explica que a iniciativa nasceu depois de tomar conhecimento de inúmeros relatos de mulheres, não só de Maceió, mas de todo Estado de Alagoas. "Esses casos de abusos, infelizmente, são uma prática mais recorrente do que se imagina, uma pesquisa do IBGE, mostra que uma entre cada quatro mulheres brasileiras é vítima de violência obstétrica durante o parto ou no pré-natal. Esse é um número mais que alarmante, não podemos normalizar esse absurdo!

Muitas mulheres não sabem que foram vítimas de violência obstétrica ou têm receio de denunciar. Segundo especialistas, há uma subnotificação desses dados. A vereadora explica com identificar esse abusos:

“Esse crime pode acontecer das mais diversas formas. A violência obstétrica pode incluir xingamentos, discriminação, negligência, assédio sexual, agressões e procedimentos que causam dor e sofrimento para a gestante e para o bebê. No que depender de mim, vamos aumentar os meios de divulgação, garantindo com isso, a proteção das mulheres de Maceió” afirmou a vereadora Olívia Tenório.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.