OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

Colunistas

Roberto Lopes Roberto Lopes
Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado
22/02/2022 às 08:24

Projeto institui março como o mês de prevenção do câncer colorretal em Alagoas

Projeto será votado no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (Foto: Igor Pereira/ALE) Projeto será votado no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (Foto: Igor Pereira/ALE)

Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas projeto de lei, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC), que institui o mês de março como o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal, denominado "Março Azul-Marinho", no âmbito do Estado de Alagoas, e dá outras providências.

Transformado em lei, o mês de março de cada ano representará o período do ciclo anual no qual serão reunidos esforços visando à conscientização da população acerca do câncer colorretal (também conhecido como câncer de intestino) através da realização de campanhas informativas e preventivas em Alagoas.

Para os homens, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer, perdendo apenas para o da próstata e do pulmão. No caso das mulheres, é o segundo tipo mais comum, sé perdendo para o câncer de mama. “O objetivo é mobilizar e conscientizar a população e os profissionais de saúde a respeito dos riscos da referida doença”, destacou Fátima Canuto.

De acordo com o médico Drauzio Varrella, as principais alterações que devem chamar a atenção do paciente são:

Presença de sangue nas evacuações, seja sangue vivo ou escuro, misturado às fezes, com ou sem muco;

Sintomas irritativos, como alteração do hábito intestinal que cause diarréia crônica e necessidade urgente de evacuar, com pouco volume fecal;

Sintomas obstrutivos, como afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incompleto, constipação persistente de início recente, cólicas abdominais frequentes associadas a inchaço abdominal;

Sintomas inespecíficos, como fadiga, perda de peso e anemia crônica.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.