OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de julho de 2025

Colunistas

Roberto Lopes Roberto Lopes
Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado
15/07/2025 às 22:57

Municípios de Alagoas são habilitados para nova etapa do Programa Saúde na Escola

A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidado integral dos estudantes da rede pública (Arte: Divulgação) A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidado integral dos estudantes da rede pública (Arte: Divulgação)

O Ministério da Saúde publicou uma portaria habilitando municípios de Alagoas para o recebimento de recursos destinados ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE), que será executado ao longo de 2025 e 2026. A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidado integral dos estudantes da rede pública.

A adesão ao programa foi feita por meio de um Termo de Compromisso firmado entre os municípios e os ministérios da Saúde e da Educação. A partir disso, os municípios receberão recursos financeiros proporcionais ao número de escolas e estudantes participantes, além de fatores como vulnerabilidade social, ocorrência de gravidez na adolescência, situações de violência e cobertura vacinal.

Municípios de diversos portes em Alagoas foram contemplados, incluindo capitais regionais, cidades de médio porte e localidades menores do interior. Com esses recursos, as redes municipais poderão implementar ações como promoção da alimentação saudável, combate à violência, incentivo à atividade física, cuidados com a saúde mental e educação sobre saúde sexual e reprodutiva.

O Programa Saúde na Escola é uma estratégia intersetorial que integra saúde e educação para ampliar o acesso dos estudantes aos serviços de atenção primária. Os municípios que cumprirem as metas pactuadas seguirão recebendo apoio ao longo do ciclo.

Com a habilitação formalizada, os municípios alagoanos já podem iniciar as atividades planejadas, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável, inclusivo e protetivo para crianças e adolescentes em todo o estado.

Municípios habilitados: Água Branca, Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Capela, Carneiros, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Japaratinga, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares, Viçosa.



Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.