A vereadora e presidente da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher, Olivia Tenório (MDB) protocolou, junto a Câmara Municipal de Maceió, um projeto de lei que institui o programa de fornecimento de absorventes higiênicos na Rede Pública de Saúde no município de Maceió.
Essa era uma das suas propostas de campanha, já que a vereadora acompanha de perto a situação de mulheres com alto nível de vulnerabilidade que sequer tem condições de comprar o absorvente higiênico todos os meses.
A parlamentar entende que além do constrangimento de passar por essa situação, a falta de absorventes higiênicos também é uma questão de saúde pública e uma das principais causas de evasão escolar entres jovens no Brasil.
“Imagine a seguinte situação. Você está menstruada e não tem acesso aos seus produtos básicos de higiene menstrual. O que você faria? Agora imagina ter que lidar com essa situação todos os meses? Dessa forma, meninas deixam de frequentar a escola, mulheres precisam lidar com o estigma da menstruação e muitas colocam a saúde em risco ao recorrerem a soluções improvisadas como retalhos de pano, jornais e até mesmo miolo de pão durante o período menstrual.” Ressalta Olivia Tenório que também faz parte da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara.
Olívia Tenório explica que é importante salientar que os absorventes têm um custo médio de R$ 16,00 o pacote com 20 unidades, muitas vezes não é suficiente para o ciclo no mês, sendo necessários dois pacotes por mês. Segundo dados do IBGE, cerca de 26% das mulheres no Brasil vivem o problema da “pobreza menstrual” (que significa a falta de acesso a absorvente higiênico), corroborando assim, para evasão escolar de adolescentes, e o abandono do trabalho por mulheres que não tem condições de comprar este artigo de higiene básica.
A vereadora também vem participando e impulsionando campanhas e movimentos que arrecadam kits higiênicos para as mulheres mais carentes a exemplo do projeto. “Menstruação Solidária,” que está sendo encabeçado pela advogada Kamila Neri, e tem como objetivo arrecadar kits higiênicos para serem distribuídos entre mulheres que vivem em extrema vulnerabilidade nos bairros mais pobres de Maceió.
“A utilização de absorvente higiênico é uma questão de saúde, pois previne doenças ginecológicas oriundas de vírus e bactérias, e seus tratamentos, na maioria das vezes, são muito mais caros e agressivos para saúde da mulher. Por fim, vale considerar que este projeto não acarretará novas despesas para o município, tendo em vista que, a aquisição de absorventes higiênicos já existe, por ser considerado um insumo imprescindível que auxilia em diversos procedimentos rotineiros ou até cirúrgicos" finaliza a vereadora.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.